Modelo Denver de Intervenção Precoce

O Modelo Denver de Intervenção Precoce trata-se de uma abordagem de intervenção com comprovação cientifica que otimiza o desenvolvimento de crianças com autismo com idades entre 1 e 5 anos.
Prioriza a construção das interações sociais da criança, a espontaneidade e a habilidade de engajamento com o outro, o que a leva a construção de vínculos de afeto de forma positiva e natural.
Tendo em vista a dinâmica do desenvolvimento típico, o Denver Autismo tem como objetivo ajudar a criança a aprender em todos os momentos do dia, porque explora de forma ativa e retém as oportunidades de aprendizagens através do interesse pelo outro espontaneamente. As atividades sociais são motivadoras e ajuda na construção da leitura social.
Considerando a influência dessas relações no desenvolvimento infantil, é possível notar que muitas crianças com autismo ficam prejudicadas pela dificuldade de construção de vínculo e interesse restrito, logo as oportunidades de aprendizagem são limitadas pela falta da troca social. 
Os primeiros sinais do autismo na maioria dos casos, é possível observar através do comportamento quando a criança ainda é bebê, logo, quanto mais cedo a intervenção se iniciar, menores serão as dificuldades decorrentes do autismo.
O modelo Denver de intervenção precoce acrescenta, de forma individualizada, um conjunto de estratégias para desenvolver as aptidões de (a) comunicação verbal e não verbal, (b) atenção compartilhada, (c) imitação, (d) habilidades motoras, (e) interação social, (f) auto cuidado e (g) comportamento, no qual o terapeuta se torna um parceiro de jogo e tem como foco os aspectos cognitivos das brincadeiras. Desta forma, tenta aumentar o engajamento da criança e o interesse por aprender. 
Todo esse processo ocorre de forma natural e com afeto positivo estimulando o “gostar” e “querer” como recompensa social. O parceiro (ou terapeuta) tem como objetivo encontrar as fontes de prazer da criança para que a interação se torne um reforçador da brincadeira.